Projeto Político Pedagógico

De acordo com o documento Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de
Bacharelado e Licenciatura (Brasil, 2010),

O Bacharel em Educação Física atua no planejamento, prescrição, supervisão e coordenação de projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas. Em sua atividade, avalia as manifestações e expressões do movimento humano, tais como: exercício físico, ginástica, jogo, esporte, luta, artes marciais e dança. Pesquisa, analisa e avalia campos da prevenção, promoção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora e do rendimento físicoesportivo. Planeja e gerencia atividades de lazer e de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. Em sua atividade gerencia o trabalho e os recursos materiais de modo compatível com as políticas públicas de saúde, primando pelos princípios éticos e de segurança.

Sobre os ambientes de atuação do bacharel em Educação Física os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura (Brasil, 2010) apontam que:
O Bacharel em Educação Física atua em clubes; em academias de ginástica; em empresas de artigos
esportivos; em clínicas; em hospitais; em hotéis; em parques; nos meios de comunicação. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

A formação pretendida neste projeto é de um profissional que concebe de forma indissociável as atividades de ensino, pesquisa e extensão para que suas competências sejam construídas contemplando todas as possíveis áreas de atuação profissional. Os discentes visualizarão sua formação de maneira contínua e inacabada, o que possibilitará a busca por qualificação consistente e desenvolvimento profissional, capacitando-os a participarem de programas de pós-graduação em todos os níveis. Em todas as possibilidades e âmbitos de atuação do profissional, deve ainda ser incluído sua
habilitação para intervir em atividades de inclusão das pessoas com deficiência.

O curso é ministrado em aulas que contemplem de forma articulada os saberes práticos e acadêmicos em uma relação de complementaridade, em que o processo de apropriação do conhecimento por parte dos alunos permita o aprimoramento teórico-prático.Deste modo, são aulas expositivas e dialogadas, com uso de recursos audiovisuais, plataforma de registro acadêmico (SIGAA) apostilas e materiais de apoio, aulas práticas de campo, sempre na perspectiva de construção do conhecimento, mediante a valorização dos saberes profissional. Faz-se necessário ressaltar que os aportes teóricos trabalhados em aula devem obrigatoriamente “fazer sentido” na
realidade em questão. Isso não significa deturpar o conhecimento científico, nem mesmo tornar igual, mas sim provocar novos saberes nesses sujeitos. O desenvolvimento de cada um dos conteúdos propostos busca estimular o estudo e produção individual e coletiva de cada estudante, não só na realização das atividades propostas, mas também na experimentação de práticas centradas na compreensão e experimentações, além da formulação de situações-problema que
permitam ao aluno a percepção das possibilidades de aplicação do conhecimento nos processos de tomada de decisão que se dão no ensino da Educação Física.

A coordenação de curso é exercida de acordo com que está estabelecido no RAG e no Regimento Geral do IF Sudeste MG, que se refere ao Coordenador de Curso, assim como, com as demais normas estabelecidas pelo Consu e pelo Colegiado de Curso.
A Coordenação de Curso é exercida por um Professor do Curso que trabalhe em Regime de Dedicação Exclusiva e que possui, preferencialmente, o grau de Doutor, além de ser atuante na área. O Coordenador estará em permanente contato com os alunos e com os professores do curso visando acompanhar de forma coerente e sistemática todas as atividades e questões que possam afetar o bom andamento do curso.

O processo de avaliação da qualidade do curso de Graduação em Educação Física, com formação específica em Bacharelado e de seu Projeto Político Pedagógico está em conformidade com o que dispõe a Lei no 10.861 de 14 abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Disponívelno site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/lei/l10.861.htm
No que tange à avaliação dos discentes, o curso de Graduação em Educação Física possui sistema de avaliação objetivando acompanhar o desempenho do aluno em todas as disciplinas de seu currículo, permitindo uma efetiva mensuração da capacidade do aluno de integrar conhecimentos e de mobilizá-los para a tomada de decisões e solução de problemas. O sistema permite a verificação da evolução do aluno ao longo do curso, por meio de um acompanhamento do processo ensino aprendizagem, permitindo, assim, a adoção de medidas corretivas com fulcro de aumentar a eficácia do aprendizado.

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